Os preços abusivos das Histórias em Quadrinhos



Ontem indo trabalhar me deparei com uma situação um tanto quanto inusitada, estava sem dinheiro trocado para pagar o ônibus, ao lado do ponto tem uma banca de jornal. Resolvi trocar o dinheiro lá, pensei comigo o que eu poderia comprar?Algo que me seria útil para ir lendo no ônibus.
Hq lógico. Bom entrei na banca, R$10,00 na mão..Revista R$6,90...R$10,90, tinha uma de R$5,90 que parecia ter seis ou sete páginas. Pensei, pô é pra TROCAR o dinheiro, não gastar tudo, o ônibus à R$2,50 não daria pra fazer muita coisa,não ia jogar meu dinheiro fora comprar meia dúzia de folhas que chamam de "revista".
Resultado, troquei o dinheiro no ônibus mesmo, essa situação me fez parar pra pensar nos preços abusivos das HQ's de hoje em dia, será que é tão..tão caro fazer um revistinha? será que o processo de criação que é caro? Ou o processo de impressão?Adaptação? Impostos? Ou talvez a distribuição que seja cara??Ou será que é pura ganancia mesmo?

Pros jornaleiros não deve ser muita vantagem vender HQ's não, porque toda banca que eu vou tem apenas meia dúzia de revistas jogadas em um canto das prateleiras sem nenhum destaque, ai surge outra dúvida.. sempre existiu isso ou começou de um tempo pra cá? Talvez seja porque nunca reparei nos preços das HQ's das bancas, por comprar só em Sebos e Feiras de Quadrinhos.

Bom se algum leitor tiver alguma dessa respostas, por favor se manifeste e me explique, mande comentário,e-mail,entre em contato, sinal de fumaça,tuita lá,qualquer coisa, só não vale falar "-Procure no tio Google", porque foi a primeira coisa que fiz antes de criar esse artigo.
Dizem que Hq's são feitas para crianças, se eu já acho as revistinhas caras, imagine elas.

Bom eu vou continuar a ler minhas revistinhas antigas ou pela internet, mais meu rico dinheirinho não, AQUI NÃO! Mão de vaca e não nego

Mentira minha?! Veja com seus próprios olhos.

Batman - O CAVALEIRO DAS TREVAS - Edição Definitiva (512 páginas, R$ 95,90 capa dura e R$ 69,90 capa cartonada);
Terra X - Edição Definitiva (424 páginas, capa dura, R$ 110,00);
Watchmen - Edição Definitiva (456 páginas, capa dura, R$ 120,00);
A Morte do Superman - (392 páginas, capa dura, R$ 92,00);
Questão: Zen and Violence(176 páginas, capa dura, R$ 49,00);
MSP 50 Anos – Mauricio de Sousa por 50 artistas (capa dura, R$98.00).

Fonte: Comix Book Shop




Receba os posts por e-mail



(*) Confirme a inscrição no seu e-mail

Sobre o autor: Blogueiro desde 2OO8, adora histórias em quadrinhos e sonha em morar em Las Vegas Facebook

5 Comentários

Andressa disse... Responder comentário

Oi meus queridos!!! Então, resolvi me manifestar... aeeee \o/
Eu acredito que seja a famosa lei da oferta e da procura, poucas pessoas querem, procuram e compram HQs (até pela nossa cultura mesmo, não somos incentivados a ler desde cedo, os pais não tem o costume de comprar livros e quadrinhos para as crianças... pelo menos minha mãe não tinha!rs). Daí é aquele negócio eles exploram as poucas pessoas que podem e querem comprar.

Luizg. disse... Responder comentário

tem haver com a qualidade do material.

a edição definitiva do watchmen, por exemplo. 120 reais, salgado. mas são as 12 edições, em capa dura, papel de qualidade e mais alguns extras.

são impressas poucas cópias (já que leitura é um mercado complicado no brasil, ainda mais quadrinhos, ainda mais adultos), o que eleva o preço unitário.

eu acho barato? não. escolho a dedo minhas compras. mas nem por isso eu acho injusto.

antonio jorge disse... Responder comentário

Sem falar que existem promoções para quem sabe procurar, logo, os preços abusivos relatados aqui podem sim ser contornados. Outra questão interessante é o quanto uma pessoa estaria interessada em adquirir determinado material e o quanto estaria disposta a pagar por tal. Vejamos: quem aqui pagaria mais de R$100,00 por um show? Por um vinho ou qualquer outra bebida?Futebol custa o que? R$40,00? Por partida? Enfim, rotular quadrinhos como algo de que não se gosta é uma coisa, rotular como infantil é outra. Principalmente se não sabemos se quem o faz se deu ao trabalho sequer de ler.

WaltinhO' disse... Responder comentário

Bom.. os preços listados no post são todos de lançamentos de meses atrás, o que mostra o preço de capa de cada um, os preços de antigamente não eram tão altos assim, o que mostra o crescimento no preço em geral das HQs. Melhor esperar alguns meses pra comprar, pra ver se baixa os preços..ou esperar alguma promoção de HQs o que é bem difícil de acontecer. =D

Anônimo disse... Responder comentário

Penso eu que de uns anos para cá, os preços almentaram e a menos diversificação de revistas sendo quadrinhos ou não, mas sobre os preços, pô em 1998 comprei uma revista do Homem-aranha de 100 páginas (páginas coloridas do estilo jornal so que de qualidade bem melhore) foi R$ 2,90 po hoje duvido achar algo nesse preço nem perto. Mas a 11 anos atrás tem que se levar em consideração que de um modo geral certas coisas eram mais baratas até porque digamos, eu não sei quanto era o sálario minimo na época, talves uns 320,00, alguem ganhando isso não tinha como pagar numa revista com o preço de hoje.

Postar um comentário

Comente.. dê sua opinião ela é muito importante para nós!!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Comentários

Recentes

| Por DB | Unidade Avançada |
| Política de privacidade | CC | TOPO  


Display Pagerank